Ficou famosa a frase de Thomas Edson ao ser perguntado sobre como inventou a lâmpada: “Utilizei 99% de transpiração e 1% de inspiração”.
Podemos entender melhor o sentido dessa frase interpretando-a embasados na teoria do lingüista Noam Chomsky que apontou a existência de um nível que antecede o nível da criatividade: o nível da competência ou conhecimento.
Segundo Chomsky somente após dominarmos o nível do conhecimento é que acessamos e liberamos o nível da criativade. Outra interpretação que podemos fazer é a de que, com exceção de insights esporádicos, somente é possível criar sobre algo que se conhece. Se você discorda disso responda à pergunta: Você seria capaz de fazer um pequeno poema em mandarim?
A grande contribuição que nos traz essa linha de raciocínio é a de que a criatividade passa portanto a ser uma variável controlável: quanto mais nos dedicarmos a algum assunto, quanto mais o estudarmos, quanto mais conhecermos mais criativos estaremos nos tornando, atenuando assim o impacto da corrente que |
posiciona a criatividade como um fator incontrolável onde as pessoas são rotuladas de já terem nascido mais ou menos criativas.
Dessa maneira torna-se claro que no afã de gerarmos resultados cada vez mais rápidos temos sistematicamente eliminado dos treinamentos e das reciclagens das equipes de propagandistas a base necessária sobre a qual as mesmas poderão apoiar-se para liberar o potencial criativo que irar gerar um forte diferencial em campo: os módulos dedicados ao estudo das peças promocionais com seus gráficos, tabelas, comparações e taxas de resultados.
Assim quanto mais o propagandista conhecer o seu produto, o seu território, o seu concorrente, o seu painel médico e, as peças promocionais com as quais irá trabalhar, mais terá condições de acessar e liberar sua criatividade proporcionando interações individualizadas em cada visita, gerando portanto melhores resultados.
Assim torna-se claro que treinamentos periódicos e constantes não são uma perda de tempo, mas a base sobre a qual poder-se-a construir a resposta afirmativa á pergunta título desse artigo! |