
Por Guilherme Athia*
Quando a Internet chegou ao Brasil, há pouco mais de dez anos, ela era sem graça, chata mesmo. Os sites muito básicos, com textos improvisados e mal feitos. A massificação gradual e lenta agregou bastante, dando vida e corpo á Internet. Aos poucos, os sites começaram a ser coloridos, com fotos e movimentos mais
interessantes.
Logo, vieram o ICQ, MSN, vídeo, blogs, fotologs e Orkut. Agora, a onda da vez na web é o áudio. E essa onda atende pelo nome da podcasting. Talvez você ainda não saiba muito bem o que é podcasting. Não o culpo.
A onda é nova. Surgiu há pouco mais de um ano nos Estados Unidos por meio de um ex-VJ da MTV chamado Adam Curry. Mas, só agora começou a sair do círculo de pessoas que conhecem tudo de Internet para chamar a atenção da grande imprensa. E, com este artigo, espero que você fique por dentro do que está acontecendo naquilo que já é conhecido como podosfera - ou seja, o mundo do podcast.
Como explicarei mais adiante, podcasting nada mais é do que a utilização de tecnologias e conceitos que existem desde os primórdios da rede mundial de computadores para fazer uma coisa nova e revolucionária. O podcast pode ser caracterizado como músicas, trechos de músicas, narrações, sons avulsos, entrevistas ou a mistura disso tudo em arquivos de MP3, aqueles que ficaram famosos com o programa para trocar arquivos digitais chamado Napster.
|
O podcasting traz uma grande novidade: com ele, o ouvinte recebe automaticamente as novas edições de um programa de rádio sem que precise visitá-lo a todo momento. A cada nova edição do programa, o ouvinte é notificado e o podcast é automaticamente baixado em seu computador. Simples assim.
Uma vez que ele for baixado, é só escutá-lo no próprio micro ou num tocador portátil de MP3. Aliás, aqui cabe mais uma explicação: apesar do nome dessa tecnologia estar associada ao player iPod, da Apple, qualquer marca de tocador portátil de MP3 pode reproduzir um podcast. O lema do podcasting é "ouça seu programa favorito quando e onde você quiser". Vamos a alguns números: só nos Estados Unidos, por exemplo, 11 milhões de pessoas, de acordo com o último levantamento oficial, divulgado no começo do ano, ouvem podcasts. É um número comparável à população da cidade de São Paulo (10,4 milhões) e muito impressionante para uma tecnologia que tem pouco mais de um ano de vida.
Para receber um podcast, basta que o ouvinte faça uma assinatura do programa que lhe interessa, adicionando o endereço específico da transmissão em seu software de podcast. É tudo - ou quase tudo - grátis, rápido e fácil.
Como ouvir o podcast?
Há três maneiras de você ouvir o podcast Volkswagen:
- 1) diretamente do site;
- 2) baixá-los na seção downloads e ouví-los em seu computador, celular, carro ou em um mp3 player portátil;
- 3) inserindo o RSS (Really Simple Syndication) para escutar o podcast no iTtunes ou no agregador que preferir. O RSS permite a publicação automática de conteúdo de um site em outros.
|
|