
As compras realizadas pela Internet aumentam a cada ano. Em 2005,
por exemplo, elas cresceram 25% e movimentaram cerca de
R$ 227 bilhões, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação
Brasileira de e-Business. Esses números mostram uma nova tendência,
mas ao mesmo tempo preocupam. Afinal, as compras realizadas pelo
mouse podem, de alguma forma, colocar o consumidor em risco?
Emerson Alecrim, especialista em Internet e proprietário do site Infowester,
defende que o consumidor pode realizar uma compra segura, desde que
tome os cuidados necessários. Em conversa com o Top Team, o consultor
fez cinco recomendações aos internautas. Acompanhe a seguir:
1- Dê preferência a sites conhecidos;
2 - Verifique se a loja tem reclamações e se ao menos tenta resolver
todas as queixas;
3- Veja se a loja possui telefone de contato, endereço, política de
privacidade e política de troca ou devolução de produtos. Se não tiver, é recomendável não fechar negócio;
4 - Desconfie de lojas que oferecem preços muito vantajosos e
disponibilizam poucas informações sobre os produtos;
5 - Verifique se no momento de fechar o pedido e inserir suas informações,
o site exibe um símbolo de um cadeado no canto inferior direito do
navegador ou se o endereço da página passa a ser iniciado com https://
ao invés de http://. Isso é garantia de que seus dados estão sendo
tratados de forma protegida.
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