|
Jogo Rápido
Metas X Pressão
Willian Marize Bezerra já trabalhou em empresas como Ciba Geigy, Eli Lilly, Merck Sharp & Dohme, Janssen Cilag, Sanofi-Aventis e Mead Johnson Nutrition. Atualmente, o executivo é OTC Products Group Manager da Novartis. Com atuação em grandes empresas, conhece com propriedade a pressão do dia a dia. "A busca por resultados é, em minha opinião, a raiz para todos os tipos de pressão. Quando os números estão abaixo das metas, o nível acaba sendo naturalmente maior e seu alcance é mais amplo. É importante para quem ocupa uma posição de liderança ter sempre em mente que ele mesmo acaba sendo uma engrenagem que regula o nível de pressão sobre os outros e é crítico saber de que forma é mais produtivo gerenciar os níveis de pressão, buscando patamares saudáveis para as pessoas e para a organização", assinala.
Lidando com a pressão
De acordo com o executivo, as técnicas para se lidar com a pressão são muito pessoais. "Há quem produza mais sob pressão, há quem trave. Neste sentido, não encaro a pressão como um fator genuinamente negativo. Ela acaba se tornando, em alguns casos, uma mola propulsora". "Buscar o autoconhecimento, através da reflexão constante no dia a dia, permite que você identifique quais as circunstâncias específicas em que você reage positiva ou negativamente. Assim, torna-se possível optar pela melhor forma de lidar consigo mesmo e com as situações", acrescenta.
E como não levar a pressão para casa?
Muita disciplina e autoconhecimento. De acordo com o gerente da Novartis, estas características são fundamentais para não levar a pressão do dia a dia para casa. "Saber lidar com as próprias emoções é crítico para não desrespeitar os sentimentos de nossa família e de outras pessoas". O executivo resume: "foco em vendas e em performance são fundamentais. Quanto melhor sua performance, menor o nível de pressão".
Leia também.... As novidades da indústria farmacêutica.
|