Consumidor brasileiro: o que ele busca?

Em entrevista exclusiva ao Top Team, Celia Suzuki, a frente da Unidade Estratégica Wellness da Nestlé, faz uma análise sobre o comportamento do consumidor brasileiro e aponta o que ele leva em conta na hora de comprar um produto.

Notícias
Agenda de Eventos
Datas Relevantes
Turbine seu tablet
Performance

Performance

Livre-se do seu passado

Quando você conversa com os amigos, fala mais de seu passado ou presente? O que marca mais: as conquistas ou as perdas de outrora? Você quer mesmo apagar o passado negro de sua mente e vencer? Pois saiba que toda conquista tem o seu preço. Não raro, as situações negativas marcam mais as nossas vidas do que os bons momentos, daí muita gente acabar desenvolvendo estratégias baseadas em experiências negativas. Muitas vezes, um histórico de frustrações, insatisfações, incapacidades e fracassos levam a pessoa a ser cautelosa com as ações do presente e a arriscar menos diante de situações análogas.

Daí, sem perceber, as derrotas do passado costumam frequentar mais as nossas mentes do que as vitórias. É como se fosse uma falha no teclado do computador, em que sempre que tocamos naquele ponto o bug ocorre, o ciclo se repete, e as conclusões negativas são reforçadas.

Quando a mente da pessoa se encontra com um nevoeiro intenso de sentimentos de frustração, arrependimento e derrota, normalmente pode ser atribuída a uma ou mais das situações seguintes:

1. Pensar não ser capaz vencer: Por alguma razão, não raro, damos mais valor as ocorrências do passado e nos sentimos impotentes para superar os obstáculos que permitirão construir algo mais valioso. Esquecemos de que, se um dia fomos capazes de construir algo memorável, podemos fazê-lo novamente.

2. Não criar novas oportunidades: Com o pensamento conturbado, não conseguimos ânimo para enxergar novos caminhos e aproveitar os ventos das oportunidades que sopram em nossa face. Daí, reclamamos da falta de sorte e acabamos esquecendo de que é preciso não esmorecer para não desmerecer, afinal de contas, é como revelou Seneca: "Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade".

3. Incapacidade de priorizar o que é mais importante: Deixar de priorizar o que nos levará a novas conquistas. Por exemplo, pessoas que tiveram grandes realizações, tem dificuldade de criar e manter novas amizades, preferindo manter os laços de outrora. Caso esteja diante do desafio de construir um presente memorável, saiba que os obstáculos pouco importam, pois "quem quer alcançar o topo da montanha, não dá importância as pedras do caminho". Para que o seu presente seja mais significativo do que o passado, é preciso abandonar as falsas crenças inibidoras de crescimento, redesenhar o seu mapa interno priorizando os elementos-chave da sua vida, permitindo assim criar experiências gratificantes do qual se orgulhará. É como disse Buda: "Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente e colherá os frutos da vitória".


Fonte: Evaldo Costa - gestaodecarreira.com.br


Leia também...
Turbine seu tablet

Imprimir Enviar esta página home
versão em inglês edições anteriores expediente fale conosco