Notícias
Agenda de Eventos
Datas Relevantes
Turbine seu tablet
Performance

Entrevista

"No Brasil, a unidade de Saúde Feminina é ainda mais estratégica."

De olho nos usuários de iPhone e iPad, a indústria farmacêutica começa - ainda timidamente - a desenvolver aplicativos e ações direcionadas para estes dispositivos. A Bayer, por exemplo, apresentou o "Hora da Pílula", que ajuda as mulheres a lembrarem de tomar seu anticoncepcional no horário certo.

Em entrevista exclusiva ao Top Team, Fernando Caron, diretor da Unidade de Negócios de Saúde Feminina da Bayer, analisa este novo cenário e sinaliza a preocupação da empresa com SEO (Search Engine Optimization, ou, Otimização para Sites de Busca): "basta procurar por pílula nos buscadores como Google e ver nosso website como número um do ranking".

O Top Team aceitou o desafio e fez o teste. Sem dificuldades, encontramos listado em primeiro lugar o portal Gineco, administrado pela companhia. Nas próximas linhas, acompanhe os principais trechos da entrevista:

Top Team: A Unidade de Negócios de Saúde Feminina é estratégica para a Bayer ao redor do mundo?
Fernando Caron: É bastante estratégica. Dois entre os 10 medicamentos mais vendidos pela companhia globalmente são contraceptivos (os da família Yaz - Yaz, Yasmin e Yasminelle - e o sistema intrauterino Mirena). No primeiro semestre de 2010, a companhia lançou no Brasil a primeira pílula anticoncepcional com valerato de estradiol, chamado de estrogênio natural, por ser um hormônio idêntico ao produzido pelo organismo feminino. No Brasil, a Saúde Feminina é ainda mais estratégica, pois possui quatro produtos dentre os 10 mais vendidos.

Top Team: Para a indústria farmacêutica, qual a importância de se lançar aplicativo gratuito para iPhone e iPad?
Fernando Caron: Com o "Hora da Pílula", a Bayer HealthCare Pharmaceuticals pretende facilitar o dia a dia das mulheres que tomam pílula anticoncepcional, ajudando-as a utilizar corretamente esse medicamento. A Bayer inova e sai na frente com um aplicativo simples, mas importante para este seguimento.

Top Team: Este tipo de tecnologia ajuda a fidelizar os clientes?
Fernando Caron: Este tipo de iniciativa só reforça a preocupação da companhia com o bem-estar da mulher. É uma forma lúdica e descontraída de ajudar as mulheres a não esquecerem desse compromisso diário consigo mesmas. Como as mulheres hoje estão muito plugadas nas redes sociais e internet, a Bayer consegue utilizar um veículo que elas acessam e com o qual se comunicam diariamente para alertá-las de algo que elas também fazem diariamente, que é tomar a pílula. Elas certamente terão a Bayer como uma aliada do seu dia a dia.

Top Team: Quais outras tecnologias a indústria farmacêutica pode utilizar para prestar serviço para a população? O podcast, por exemplo, pode ser utilizado?
Fernando Caron: As tecnologias ainda são pouco exploradas pela indústria farmacêutica, até porque trata-se de uma das indústrias com maior nível de regulamentação e há vários limites sobre o que se pode fazer no contato com usuários. Entretanto, acredito que veremos uma grande temporada de maior utilização das tecnologias para comunicação ou auxílio de usuários de produtos de uso crônico. A Bayer, por exemplo, tem o maior portal de informações sobre a saúde feminina do Brasil. Basta procurar por "pílula" nos buscadores como Google e ver nosso website como número um do ranking.

Top Team: Para finalizar, a Bayer tem como prática também o patrocínio a eventos esportivos, como maratonas. Este tipo de investimento dá retorno para a marca?
Fernando Caron: Sim, a Bayer tem como prática patrocinar diversos eventos esportivos, inclusive tem participado anualmente com um espaço especial no Circuito Vênus, que é só para mulheres. A prática de esportes está associada á qualidade de vida e ao bem-estar, dois pontos fundamentais da filosofia da empresa.


Leia também...
Executivo comenta quais fatores levar em conta na hora de retornar a uma empresa.

Imprimir Enviar esta página home
versão em inglês edições anteriores expediente fale conosco